O objetivo é desburocratizar, agilizar e atrair novos empreendimentos
Renata Salgueiro
Com o objetivo de criar um ambiente mais favorável aos investimentos, dar mais clareza e transparência, visando reduzir a burocracia e dar mais agilidade na tramitação dos processos e na atração de novos empreendimentos, foi criado o Projeto Serra Mais Competitiva.
“A Serra é a locomotiva da economia capixaba. É o maior município do Estado, com uma população de 470 mil habitantes e a segunda maior economia, com o PIB de R$13 bilhões, também é sede de 47 das 200 maiores empresas do Estado, além das maiores plantas industriais. Diante deste cenário, que se pode garantir que a Serra possui vocação para negócios em diversos setores como indústria, comércio, serviços e setor imobiliário”, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti.
“Este projeto vem justamente alavancar esta vocação, pois as discussões realizadas junto com o setor produtivo fizeram com que fossem elaboradas ações para tornar o município mais competitivo”, acrescentou o secretário.
O programa foi elaborado elencando ações, em inúmeras frentes, que facilitam a vindas de novas empresas e também a manutenção dos empreendimentos já existentes.
Veja abaixo algumas das ações do programa Serra Mais Competitiva:
- Criação do Programa “Desenvolve Mais Serra”, que tem por objetivo contribuir para a expansão, modernização e diversificação dos setores produtivos.
- Reestruturação do Centro Integrado de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Ciampe), o que fará com que os serviços sejam integrados, os servidores mais capacitados,informações concentradas gerando agilidade na tramitação e outros benefícios aos contribuintes que necessitam dos serviços.
- Capacitação de consultores e contadores, fazendo com que eles saibam se utilizar das ferramentas disponíveis;
- Implantação do Sistema para consulta ao Plano Diretor On line.
- Plano de regularização das empresas instaladas.
- Revisão do Plano Diretor Municipal.
- Desenvolver plano de meritocracia e produtividade a servidores técnicos.
- Lançamento do Sistema de Licenciamento Ambiental On line.
- Ampliação do prazo de vigência do Alvará.
Este programa foi apresentado na manhã desta terça-feira (15) durante a reunião do Conselho Gestor Municipal de Desenvolvimento Econômico (Cogedes), que tem entre seus representantes todos os setores produtivos que compõem o PIB (Produto Interno Bruto) capixaba.

